ATENA DEUSA DA SABEDORIA


Atena era filha de Métis e Zeus. Uma profecia havia predito uma vez que Métis daria à luz um filho mais poderoso que seu pai, que era Zeus. Isto colocou um problema porque Métis já estava grávida com seu primeiro filho. Para evitar que a profecia acontecesse, Zeus enganou Métis para tomar a forma de uma mosca e engoliu-a. O que Zeus não sabia, era que Métis estava grávida de sua filha.

Com o tempo, no entanto, Zeus eventualmente começou a experimentar terríveis dores de cabeça. Então, Hefesto se ofereceu para ajudar Zeus, dividindo sua cabeça com seu martelo e furador. Enquanto a maioria dos outros olimpianos mantinham Zeus em seu trono, Hefesto golpeou seu machucado na cabeça de seu pai com um golpe poderoso, criando uma fissura, suficientemente grossa para Atena se espremer para fora, depois ela cresceu em uma deusa de corpo inteiro, para o espanto dos outros deuses. Hefesto subsequentemente costurou a fissura na cabeça de Zeus.

Apesar das dúvidas dos outros deuses, Zeus insistiu para que eles acolhessem Atena em suas fileiras, e ela oficialmente se tornou uma dos olimpíanos, bem como a Deusa da Sabedoria e da Guerra. Ela ensinou aos gregos inúmeras habilidades essenciais para a sua evolução, como a matemática, utilizando os bois para arar seus campos e atividades artesanais, como a tecelagem. Ela também inventou o freio, o que permitiu homens para domar cavalos para ser efetivamente usado. Apesar de ser a Deusa da Guerra, Atena não gostava de combate, mas preferia aceita-lo como uma necessidade inevitável às vezes, e estava mais focada em minimizar as baixas e alcançar a vitória através de estratégias sábias. Assim, ela rapidamente se tornou a filha favorita de Zeus.






Comentários